Esta é uma das fotos mais conhecidas no mundo, o nome desta mulher é Sharbat Gula, nascida no Afeganistão no ano de 1972, e seu rosto se transformou num ícone da revista National Geographic, na qual foi capa em 1985. Depois de seu país ser invadido pela antiga União Soviética, Gula cresceu sofrendo com a guerra e a perda dos seus pais, quando tinha apenas 6 anos.
Esta menina foi parar em um campo de refugiados no Paquistão no ano de 1984, onde foi fotografada por Esteve McCurry, ao vê-la sem burca, ela tinha 12 anos e estudava numa escola dentro do campo de refugiados.
A foto levou o titulo de Afghan Girl (Menina Afegã). Seu nome não era conhecido na época e com a fotografia se tornando a mais reconhecida da história da National Geographic. A identidade da menina ficou desconhecida por 15 anos, quando em 2002 a Menina Afegã já era uma mulher e a revista a econtrou numa expedição com este objetivo.
De volta ao Afeganistão Gula hoje, esta casada e teve quatro filhas, uma delas falendo ainda bebê, ela nunca teve idéia da propagação que sua foto teve, mas lembrava-se exatemente do momento em que vivia quando ela foi tirada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário