sábado, 9 de outubro de 2010

A superação.



Em 08 de junho de 1972, centenas de homens, mulheres e crianças morrem, quando sua vila do Vietnã do Sul é bombardeada com napalm pela força aérea Vietnamita.

E este genocídio é lembrado até hoje por essa fotografia, que se tornou uma das imagens de guerra mais chocantes da história. Ela foi retratada pelo fotógrafo Nic Ut,  foca na pequena Kim Phuc, de 9 anos, que corria em sua direção gritando "muito quente, muito quente", a menina estava com as costas, ombros e braços queimados pelo napalm.

O fotógravo levou-a para um hospital, onde a menina ficou internada durante 14 meses e passou por 17 operações de enxerto de pele.

Meses após a grande veiculação das fotos, o fotógrafo se tornou famoso em todo mundo, e sempre que entrevistado contava todo o ocorrido, com exceção de que ele foi o salvador da vida de Kim.

Somente depois de 28 anos, quando finalmente se reencontraram , que o mundo soube o papel de Nic Tuc naquela ocasião, quando Kim contou a história completa em Londres, apresentando Nic como " o homem que salvou minha vida".


Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a “Fundação Kim Phuc”, dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.




Um comentário:

  1. Realmente é impressionante... conhecia a fotografia mas não sabia da sua história..

    ResponderExcluir